No primeiro dia, está programada a hora cívica a partir das 7h30 no pátio do Colégio. A abertura do evento será com recreio estendido, das 10h às 10h30. A palestra com Natália Pietzsch, da Re-ciclo, empresa que coleta resíduos orgânicos nas residências e realiza compostagem, devolvendo adubo ao consumidor, abre o fórum. Atualmente, a Re-cliclo atende 23 bairros de Porto Alegre, conta com cerca de 150 clientes e já coletou 16 toneladas em resíduos. Fundada em 2016, a empresa tem por principal objetivo dar um destino sustentável e adequado aos resíduos que antes iam parar nos aterros. A palestra é voltada para os alunos do Ensino Médio.
À noite, os acadêmicos das Faculdades terão a oportunidade de conferir os relatos de empreendedores da área de sustentabilidade e de inovação. Natália Pietzsch, da Re-Ciclo, Amanda Latosinski, da Virada Sustentável e Julia Caon Froeder, integrante do Global Shapers e Anajara Godói, da Safeweb, compartilham suas experiências com os alunos. O evento, que é aberto à comunidade, será no auditório da Instituição.
Na terça-feira, 6 de junho, os integrantes do Núcleo de Sustentabilidade (NUS) São Judas Tadeu participarão do VII Seminário de Gestão Urbana Sustentável, na Assembleia Legislativa do Estado. O grupo apresentará as ações realizadas na São Judas na exposição de sustentabilidade. A visitação estará aberta das 8h às 18h. Na parte da tarde, Valdeci de Souza, Anderson Centeno e Denise de Souza, do Greeenpeace, conversarão com os alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância dos movimentos ambientais. O bate papo será no auditório a partir das 14 h.
O encerramento do fórum acontecerá na quarta-feira, com o Papo Cabeça da Sustentabilidade e a exposição de produtos sustentáveis, das 17h30 às 21h, no pátio das Faculdades. As marcas sustentáveis Banana Verde, Biboo, Nostra Idea e Ecogarden apresentarão seus trabalhos que estarão á disposição para compra dos alunos, pais e responsáveis.
O evento é realizado pela Instituição através do Núcleo de Sustentabilidade (NUS) São Judas Tadeu. Criado em 2014, o núcleo tem como objetivo levantar discussões, analisar e propor ações que promovam a sustentabilidade na Instituição. O projeto conta com a orientação do corpo docente do Colégio e das Faculdades, assim como, dos alunos. O grupo promove três encontros mensais com foco em seus objetivos: oferecer um ambiente ecologicamente correto para o desenvolvimento da cultura sustentável, promover uma mudança de atitude na comunidade acadêmica e promover a formação sistemática de professores, alunos e funcionários sobre as questões ambientais.
Confira a programação completa no link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário