No dia 16 de abril, as alunas da disciplina de Pesquisa e Prática em Estudos Ambientais, orientadas pelo professor David Santos de Freitas, visitaram o Mini Zoológico de Canoas, localizado no Parque do Capão do Corvo. Com o objetivo de proporcionar vivências práticas sobre educação ambiental, as acadêmicas tiveram a oportunidade de observar mais de 20 espécies da fauna do Rio Grande do Sul, dos quais pelo menos metade encontram-se ameaçados de extinção. Na ocasião, foi possível entender sobre a função dos zoológicos para a conservação de espécies, bem como a biologia dos animais que foram o plantel do local.
De cunho conservacionista, o Mini Zoológico de Canoas abriga apenas espécies que sofreram algum tipo de acidente na natureza e que não possuem condições de sobreviver no ambiente natural. Os únicos espécimes exóticos do zoológico são as araras que foram apreendidas por comércio ilegal, sem capacidade de reintrodução no ambiente. Além dos animais disponíveis para observação, as alunas também tiveram a oportunidade de visitar o Setor Extra, uma área do zoológico destinada ao cuidado de animais que estão doentes ou que estão sendo preparados para voltar ao seu habitat natural.
A atividade contou com três etapas. Primeiramente, as alunas visitaram o zoológico e puderam ter o seu olhar sobre o espaço e aprender sobre formas de utilizar o espaço como prática pedagógica. Após, foi feito um piquenique com lanches trazidos pelas alunas. Por fim, foi realizada uma visita guiada por uma das biólogas responsáveis pelo zoológico, que contou mais sobre a história do local e dos animais que ali estavam.
A visita foi orientada por um roteiro oferecido pelo professor da disciplina, que teve como objetivo proporcionar reflexões sobre o espaço, as condições que os animais se encontravam e pequenas diferenças anatômicas entre indivíduos da mesma espécie e que irá gerar um relatório confeccionado pelas alunas. A programação integrou o projeto Biodiversidade e o Ensino de Ciências – Unindo estratégias de ensino e tecnologia para a conservação das espécies do Rio Grande do Sul que visa despertar nos alunos a importância da conservação da biodiversidade e desenvolver ao longo do projeto vídeos descrevendo e sinalizando as principais ameaças para a fauna e flora do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário